Translate

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A NOSSA CONSTITUIÇÃO CIDADÃ COMPLETA 25 ANOS

  ...nela as garantias individuais e humanitárias são clausulas pétreas e devem ser reverenciadas por todos. Porém, tais garantias ainda estão longe de ser uma realidade na vida de milhões de brasileiros e brasileiras.

O que dizer do direito à moradia, do direito à educação, do direito ao trabalho, do direito ao lazer e tantos outros direitos estatuído...
s em nossa Carta Magna e gosado apenas por uma pequena parcela do povo?

O que dizer do direito à vida, quando a violência no trânsito, na cidade e no campo assusta e aterroriza?

O que dizer da mistanasia onde milhões de pessoas morrem por ter seu atendimento médico postergado pelo simples fato de ser hipossuficiente?

O que dizer das pessoas que morrem infectadas em procedimentos experimentais onde atuam como cobaias? - Certo é que jamais saberemos a real "causa mortis" dessas miseráveis criaturas, como também é impossível fazer estimativas de quantas já morreram tendo como consequências reações adversas de medicamentos ou procedimentos experimentais.

O que dizer dos milhões de brasileiros que vivem a baixo da linha da miséria e morrem de desnutrição, infectados por falta de saneamento básico ou pela violência advinda de um sistema desumano que ver o Homem simplesmente como uma fonte de lucro.

A liberdade, a igualdade e a fraternidade propalada nos ideais republicanos dos quais o Brasil é signatário, vemos escoar pelos ralos, quando deparamos com os mais ricos presos em seus feudos condominiais e os pobres sendo destruídos pela violência que impera.

É tempo de rever nossos conceitos, e ter a vida humana como bem maior tutelado pela nossa Carta Magna de 1988... Pois cada vez mais o "Ser" distancia-se do "dever ser" estatuído nas linhas da nossa constituição.

Mesmo assim, ainda podemos dizer parabéns constituição de 1988...