Facebook - Dr.José Gildásio Pereira

Translate

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O PODER DO SILÊNCIO


                        

O Silêncio é uma ferramenta cuja capacidade ultrapassa a nossa imaginação.

 
Ele fere quando usado na finalidade de desdenhar, ignorar, omitir ou simplesmente acovardar de diante das circunstâncias adversas, onde a justiça teria de ser proclamada com ousadia.

 
Esconder o pecado ou a traição, por exemplo, é um silencio que adoece, tira o humor e pode por fim até a própria vida. Judas Iscariotes por exemplo traiu Jesus, participou da ceia com Ele, entregou o Cristo para seus algozes e segundo a bíblia suicidou-se após contemplar o sofrimento de Jesus. O Coração e alma de Judas não suportaram o remorso.

 
O salmista no Salmo 33 faz confissão de seu pecado afirmando: "Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia ( Salmo 33.3).

 
Queridos infelizmente pecado não prescreve e não tem decadência. Ou ainda num linguajar bem popular: pecado não caduca. Por isso o silêncio pessoal do pecador nesse caso muitas vezes traz consequências irreparáveis.

 
Mas a palavra de Deus no Livro de Provérbios 28.13 aconselha ao pecador dizendo: "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia."

 
Porém esse mesmo Silêncio usado como esconderijo dos medrosos e traidores, sem sombra de dúvida também é arma poderosa usada pelos sábios em muitas circunstâncias.

 
A Bíblia diz: Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido. ( Provérbios 17.28)

 
Querido busque de Deus sabedoria, para que nossas palavras não se torne laços de morte ou perseguição. Poucas palavras e grande silêncio de um HOMEM chamado Jesus de Nazaré foi responsável pela absolvição de uma mulher que fora pega no ato do adultério e que receberia a sentença de morte pela lei judaica.

 
Há momentos que o silêncio preserva a vida e nessa hora devemos lembrar o que diz no Livro de Provérbio 13.3 "O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói."

 
 Portanto se o silêncio for o melhor argumento, que ele  faça ecoar e verberar a justiça  de Deus enquanto somos forçados calar diante das invertidas malignas do opressor. Nesse momento não nos esqueçamos do que diz Moisés no Êxodo "O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis."
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário